Jaqueline Silveira

Como está o cenário eleitoral à prefeitura de Santa Maria na virada para 2024

O ano novo que está logo ali à frente, mais precisamente na próxima segunda-feira, é muito importante para os municípios e seus habitantes. Afinal, em 2024, os eleitores escolherão os novos gestores municipais e os representantes dos parlamentos municipais.


 Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Em Santa Maria, há, no momento, seis nomes anunciados como pré-candidatos a prefeito e um indeciso. Além disso, o partido de maior expressão da direita na cidade vive uma grande indefinição. A seguir, confira como está o cenário eleitoral no encerramento de 2023. Os nomes seguem a ordem alfabética.


Beto Fantinel (MDB)
Atual secretário de Assistência Social do governo Eduardo Leite (PSDB), é o nome da direção do MDB para concorrer a prefeito. Tem feito movimentos de pré-candidato, porém até agora não admitiu publicamente. Teria pedido um tempo ao partido para concluir ações da sua pasta até março.


Ewerton Falk (PL)
Depois da tentativa frustrada de filiar o vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil), o PL lançou, em final de setembro, o empresário para a prefeitura em 2024, nome também da base do governo Pozzobom (PSDB). É o atual presidente do Instituto de Planejamento (Iplan). Poderá, no futuro, compor como vice.


Giuseppe Riesgo (Novo)
O ex-deputado estadual foi lançado pré-candidato a prefeito em agosto. Foi convidado pelo Progressistas, sigla com quem tem afinidade, para se filiar e concorrer pelo principal partido de direita. Já esteve mais perto do Progressistas do que atualmente.


Paulo Burmann (PDT)
Ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é o nome dos trabalhistas para representar a pré-candidatura própria na cidade. O anúncio foi feito durante o encontro regional do PDT, realizado em 20 de dezembro.


Rodrigo Decimo (União Brasil)
É o escolhido pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e seu entorno para defender nas urnas o projeto tucano de oito anos. O empresário esteve com o pé no PL, mas a filiação foi abortada por interferência do Palácio Piratini. Em breve, trocará o UB pelo PSDB para concorrer. Admitiu a pré-candidatura, publicamente, em outubro.


Tony Oliveira (Podemos)
Vereador em primeiro mandato, o comunicador de massa anunciou que não concorrerá à reeleição e lançou a pré-candidatura a prefeito no final de novembro. Poderá, ainda, compor uma chapa majoritária como vice, já que partidos o procuraram para uma dobradinha.


Valdeci Oliveira (PT) 
É o nome do Partido dos Trabalhadores (PT) para a prefeitura em 2024 e defenderá seu próprio legado de oito anos (2001 a 2008). É o único que tem, neste momento, o pré-candidato a vice definido: o ex-prefeito José Farret, que se filiou ao União Brasil com esse propósito. Em julho, Farret se antecipou e anunciou a dobradinha. Mesmo assim, Valdeci relutava a confirmar, oficialmente, a pré-candidatura, o que só ocorreu em outubro.


Progressistas
Maior partido de direita em Santa Maria, o Progressistas não tem uma posição mais clara em relação ao cenário eleitoral de 2024. Com estrutura, tempo de TV e recursos, tentou atrair o ex-deputado Giuseppe Riesgo (Novo) para representar o partido na disputa. Poderá concorrer com candidatura própria, mas também tem a opção de compor de vice em uma chapa encabeçada pelo MDB. São possibilidades especuladas.

 



 



 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Retomada de obra será o grande desafio do novo presidente da Câmara; e cargos de confiança do Legislativo Anterior

Retomada de obra será o grande desafio do novo presidente da Câmara; e cargos de confiança do Legislativo

Programa Cultura Gaúcha nas escolas é lei Próximo

Programa Cultura Gaúcha nas escolas é lei

Jaqueline Silveira